Revisar é gerar eficiência ao texto

Alice Rios Carini Lima
2 min readNov 22, 2020

--

De acordo com os dicionários, revisar é uma releitura de um texto e tem a intenção de alterar alguns pontos caso seja necessário para gerar uma comunicação mais eficaz.

Essa ação demanda do sujeito atenção e cautela, pois não é uma simples leitura para checar a escrita, mas é uma leitura para captar o que não foi dito em palavras e trazer a existências o sentimento do autor, a intenção do autor. De fato, ao revisar o texto não se torna seu, mas se torna uma parte sua, uma parte do seu conhecimento.

Revisar é algo profundo, pois não basta só olhar para a gramática, mas também precisa estar a fundo do que o escritor quis colocar ali no texto. Exige conhecimento não só da gramática e dicionários, mas também o conhecimento humano, um conhecimento que só a comunicação pode te agregar.

E é por isso, que para muito revisão é uma arte de transcrever para o papel aquilo que estava na mente do escritor. Uma boa revisão textual não vem de quem a escreve, vem de quem observa a escrita, daquele que estuda.

Revisar necessita de um estudo das palavras, um estudo na intenção do escritor, é uma busca por palavras certas na parte certa do texto.

Esse feito é tão importante na escrita humana que até mesmo a tecnologia vem usando essa habilidade, como é o caso do Microsoft Word. Quem é que nunca escreveu de forma equivocada no seu smartphone ou qualquer aparelho eletrônico, e o programa sugeriu uma palavra mais coesa para o texto, isso é revisão.

O que os profissionais dessa área precisam fazer para ganhar visibilidade mercado, é mostrar nas redes sociais o efeito que uma boa revisão causa nos textos.

--

--